Ignition com mais de 100 candidaturas e uma seleção renhida
Conteúdo patrocinado por

Tecnologia para o futuro foi o tema que mais candidaturas recebeu no âmbito do programa Ignition, promovido pelo Vodafone Power Lab. No total, seguem agora 8 projetos para a fase de aceleração.

Cerca de uma centena de projetos candidataram-se ao programa Ignition, da responsabilidade do Vodafone Power Lab, num processo que terminou a 16 de junho. Quase metade (46) dessas candidaturas são oriundas de Portugal, com as restantes a chegarem de países como Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, EUA, entre outros.

Entre as quatro categorias a concurso (Technology for the Future, Digital Health and Well-Being, Sustainability and Green Techs, e Customer Centricity), foi na primeira, relacionada com a tecnologia para o futuro, que se concentrou o maior número de projetos, com 30 candidaturas. As inscrições permitem observar uma clara preferência por temáticas relacionadas com a sustentabilidade e a saúde digital, o que reflete o papel que as tecnologias digitais podem ter na resolução de desafios nestas áreas prioritárias para a sociedade.

A diversidade de candidaturas recebidas contribui para a concretização dos objetivos deste programa, que passam por fomentar um ecossistema de inovação rico e multifacetado, permitindo à Vodafone e aos seus parceiros explorar uma ampla gama de tecnologias e soluções.

Impulsionar a inovação

Com o objetivo de impulsionar soluções revolucionárias, convidando as startups a mergulharem num ambiente desenhado para favorecer e facilitar o seu crescimento e sucesso, o júri selecionará as oito candidaturas que passarão à fase de aceleração. Esta decorrerá em contexto de Digital Bootcamp, nos dias 10 e 11 de julho, altura em que serão realizadas duas sessões com duração de meio dia, destinadas à adaptação da proposta de valor e solução para a conceção de um projeto-piloto.

No seguimento do Bootcamp, o júri – constituído por especialistas do setor, representantes da Vodafone e também da CUF e Capgemini, enquanto parceiros do Ignition – irá escolher as startups finalistas para a apresentação final no Demo Day, marcado para o dia 2 de outubro, em Lisboa, altura em que serão anunciados os vencedores.

Formato irreverente

Inovando também na concretização do programa, o Demo Day (e a apresentação do pitch final de cada proposta) irá realizar-se em contexto de talk-show, moderado por Filomena Cautela num ambiente descontraído e dinâmico. Enquanto media partner do Ignition, a RTP transmitirá o evento, através dos seus canais digitais, nomeadamente a partir do website oficial (www.rtp.pt), dando visibilidade às startups e aos projetos concorrentes ao longo de todo o programa.

Mas o caminho não termina no Demo Day. Aliás, um outro troço da jornada começa neste momento, com o desenvolvimento e a implementação dos projetos-piloto, em colaboração com a Vodafone e os parceiros do Ignition. O objetivo é um só ao longo de toda a iniciativa: fomentar o crescimento e a inovação contínuos no ecossistema de startups.