O evento Make it Sustainable – Food Waste Edition realiza-se a 29 de setembro, em Lisboa.
No dia 29 de setembro, data em que se assinala o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, todos os caminhos de quem se interessa pelo tema vão dar à União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa. Aqui, entre as 9h30 e as 15 horas, a Phenix Portugal vai organizar um evento sustentável destinado a debater o assunto, partilhar boas práticas e alertar para o que ainda pode e deve ser feito por todos.
Segundo Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix, o objetivo desta primeira edição do evento passa por reforçar o posicionamento da start-up “cada vez mais na linha da frente do combate ao desperdício alimentar, unindo a vertente da ação e trabalho no terreno à vertente da sensibilização, que é um dos principais pilares da luta contra o desperdício alimentar”.
Envolver todos no debate
Com a intenção de colocar a sociedade a falar do tema que dá mote ao encontro, de forma que o mesmo seja colocado na agenda, o responsável deixa claro que são bem-vindas ao evento “todas as pessoas que se preocupam e interessam pela temática do desperdício alimentar”, bastando para tal inscrever-se através do site da Phenix Portugal.
Do programa constam três painéis de discussão, onde serão abordados temas relacionados com as boas práticas para combater o desperdício alimentar dentro das empresas, como é que os consumidores podem ser educados e sensibilizados para este assunto, e ainda sobre como levar a sustentabilidade para a mesa das refeições, com vista a comer com consciência.
De acordo com Carlos Hipólito, haverá ainda partilha de “ideias inovadoras e caminhos possíveis para uma maior contribuição nesta luta contra o desperdício alimentar, utilizando ângulos de análise que vão desde as grandes empresas do setor alimentar e não alimentar, até ao consumidor final”. O responsável salienta a forma como o evento está desenhado, uma vez que “todos os momentos têm uma ligação entre si”. Assim, “os painéis vão permitir uma análise muito abrangente da problemática, passando pelas empresas, restauração e consumidor final, e serão completados pela apresentação de projetos inovadores e impactantes na área da sustentabilidade e desperdício alimentar”.
Primeiro evento sustentável certificado
Esta é a primeira edição do Make it Sustainable – Food Waste, sendo que, mesmo a nível global, “o evento é pioneiro em termos corporativos”, ou seja, “foi criado e desenvolvido pela equipa portuguesa”, explica Carlos Hipólito, destacando que este “será o primeiro evento inteiramente sustentável e certificado em Portugal pela Bureau Veritas”.
“Esta iniciativa acontece agora porque definimos internamente, no final de 2022, que a sensibilização seria um dos pilares do nosso trabalho para os anos de 2023 e 2024 e nada melhor que este evento, nesta data tão simbólica, para começarmos a ter cada vez mais impacto no capítulo da sensibilização e contagiarmos cada vez mais a sociedade para esta temática que nos afeta a todos e que carece da contribuição ativa de todos”, justifica.
Passar da intenção à ação
Atualmente, Portugal ocupa o quarto lugar da União Europeia no que diz respeito ao desperdício alimentar, com 184 Kg de alimentos desperdiçados, anualmente, por pessoa.
Como tal, “há muito trabalho a fazer e tem que ser um trabalho conjunto”, afirma Carlos Hipólito. A boa notícia é que os primeiros passos já foram dados: “Vemos cada vez mais as empresas e os consumidores preocupados em fazer algo e em contribuir para esta luta diária, passando timidamente das intenções às ações.” Ainda assim, deixa claro que “o caminho é bastante longo, porque para se ter impacto é preciso passar das intenções às ações de forma sistemática”.
Para que os resultados sejam visíveis, salienta que “esta tomada de consciência, e ações recorrentes, começam em casa, com a educação que damos aos nossos filhos e com a forma como sensibilizamos as pessoas que nos rodeiam; passa também pelas escolas, empresas e políticas governamentais”, enumera.
Acima de tudo, sublinha que é importante “passar das intenções às ações, sensibilizando todos os que estão ao nosso redor, de forma sistemática, tendo consciência que esta luta não se esgota fazendo a nossa parte”. Ou seja, “o principal impacto advirá de uma mudança grande e constante nos nossos hábitos de consumo, e de maior eficiência nos processos de produção e distribuição”, especifica, lembrando que “isto é válido para todos os tipos de desperdício”.
Crescimento exponencial
Recorde-se que Carlos Hipólito assumiu o cargo de Head of Portugal da Phenix no início deste ano. Questionado sobre o balanço que faz do caminho entretanto percorrido, não hesita em afirmar que é não só positivo, como também promissor: “Passámos por algumas mudanças, nomeadamente, uma equipa praticamente nova, uma mentalidade e uma visão diferentes e que neste momento fazem com que tenhamos tido um crescimento exponencial ao dia de hoje, face ao ano passado, com ainda três meses para conquistar muita coisa e fazer deste 2023 um ano marcante na história da Phenix Portugal.”
De acordo com o responsável, “2023 é um ano de consolidação, aperfeiçoamento”, e 2024 virá com alguns sonhos que gostariam de concretizar. Conquistar novos mercados na Europa e reforçar o papel da Phenix Portugal no que diz respeito à sensibilização faz parte dos projetos, nomeadamente através da “entrada nas escolas e nas empresas”. “Isto sem nunca descurar o trabalho no terreno”, diz, nomeadamente, “ajudar cada vez mais empresas e, como consequência, ajudar mais famílias e reduzir os números do desperdício alimentar em Portugal e na Europa”, sintetiza.
Ferramentas para combater o desperdício
A Phenix é uma empresa de origem francesa que conta com nove anos de existência – oito em Portugal – estando presente em três países no total: França, Espanha e Portugal. O combate ao desperdício alimentar é a sua principal missão, com o objetivo de, como explica, “dotar as empresas, grandes e pequenas, do sector alimentar, de ferramentas que as tornem mais eficientes no aproveitamento dos produtos, acrescentando novas fases no ciclo de vida de um produto, evitando que o mesmo seja deitado para o lixo”.
Entre as ferramentas disponibilizadas, Carlos Hipólito destaca a app Phenix, através da qual “um produto que ainda é passível de ser consumido pode ser adquirido a um preço mais em conta, permitindo aos parceiros recuperar uma parte do valor investido no produto”; um software de controlo de validades dos produtos em loja; e ainda a Phenix Connect, uma plataforma que gere as doações de fabricantes, retalhistas e empresas a instituições de solidariedade social, e que permite aos parceiros “recuperar uma boa fatia do valor investido num produto e, ao mesmo tempo, ajudar milhares de famílias com produtos que teriam como destino final o lixo”.
Make it Sustainable – Food Waste Edition
Quando? 29 de setembro, entre as 09h30 e as 15h
Onde? União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA)
Avenida da Índia, n.º 110, Lisboa
Quem pode assistir? Todos os interessados podem assistir. A participação é gratuita e quem pretender estar presente deve registar-se através do formulário disponível no site da Phenix Portugal.