Abril em Odemira | Colóquios e debates

Com o apoio de




Debater Abril em Odemira

Para celebrar os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, a vila de Odemira transforma-se num verdadeiro fórum de debate, promovendo colóquios e tertúlias sobre justiça e liberdade.

A liberdade de pensamento e de debate foi uma das conquistas de Abril e, como tal, este é também um dos pilares em que assentam as comemorações da data no município de Odemira. Integrados no ciclo temático “25 de Abril, Justiça e Liberdade”, muitos vão ser os colóquios, as tertúlias e os debates organizados pela autarquia, com o objetivo de afirmar Odemira como território onde os valores de Abril são cultivados e estimulados.



Revolução, povo e esperança

Um dos momentos de reflexão promovidos pela autarquia é o colóquio “Revolução, Povo e Esperança”, marcado para o dia 19 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal. Partindo da Revolução de Abril, os diferentes oradores irão abordar diversas dimensões da mudança observada na sequência da queda da ditadura em Portugal, com foco no concelho. Questões como o Serviço Cívico, as Campanhas de Dinamização Cultural, o Serviço Médico à Periferia, a Reforma Agrária, o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) ou as Comissões de Moradores, estão entre as temáticas a analisar ao longo das várias apresentações previstas para o colóquio organizado por Eduarda Rovisco, antropóloga no Centro em Rede de Investigação em Antropologia do ISCTE, em parceria com o município. A moderação estará a cargo de Catarina Barata.

O colóquio, que se irá realizar entre as 11 horas e as 16h30, conta ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, na cerimónia de abertura. No final dos trabalhos, será também apresentado o livro “Comemorações do 25 de Abril em Odemira (1977-1989). Materiais para uma Exposição”, da autoria de Eduarda Rovisco.


Associativismo e participação cívica dos jovens

Um outro debate, este sobre “O papel do movimento associativo para a promoção da Democracia”, acontecerá no dia 23 de abril, pelas 17h30, também no Auditório da Biblioteca Municipal. Em cima da mesa estará o contributo do movimento associativo popular para o processo democrático em Portugal. O mote da conversa será o centenário da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto (CPCCRD), fundada em 31 de maio de 1924, e que representa o movimento associativo de raiz popular, cujas atividades se desenvolvem nas áreas da cultura, do recreio, do desporto e social. Terá como oradores João de Matos Bernardino, presidente da Direção da FPCCRD, e Natália Pão-Duro, presidente da Direção da Federação das Coletividades do Distrito de Beja.



Também no dia 23 de abril, entre as 8h30 e as 17h30, a Escola Secundária de Odemira abrirá as suas portas ao Boot Camp dos “Conselheiros da Cidadania”, promovido pela Associação MyPolis. Este é o momento que lançará a iniciativa no concelho, como resultado do desafio lançado pela Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril à MyPolis, e que consistiu em organizar 50 Assembleias Jovens, um pouco por todo o país, com o objetivo de estimular a cidadania e a literacia democrática entre os mais novos.


Igualmente dirigida aos jovens, no dia 26 de abril está prevista uma ação de rua na vila de Odemira, com exposição de cartazes de protesto. “Manifesta-te, Todos à Manif” é o nome da ação, que começa na feitura, à mão, dos cartazes reivindicativos, e que culmina com uma manifestação de rua protagonizada por jovens do 9.º ao 12.º ano de escolaridade. A iniciativa foi concebida pelo Plano Nacional das Artes, com o contributo do município de Odemira, com vista a desafiar e sensibilizar os mais novos para a importância da participação cívica.




Odemira na Revolução de Abril

De salientar que o ciclo temático “25 de Abril, Justiça e Liberdade” integra as comemorações do 25 de Abril em Odemira, as quais se repetem, de forma ininterrupta no concelho, desde 1979. Além dos momentos de debate e reflexão, as celebrações incluem ainda exposições, cinema, música, literatura, poesia, cultura local, teatro, animação de rua, festas e concertos, bem como eventos desportivos e espetáculos de pirotecnia. Saiba mais informações na página da Câmara Municipal de Odemira.