Através de inteligência artificial ou outras tecnologias, as oito startups selecionadas para acelerar, no âmbito do programa Ignition by Vodafone Power Lab, prometem resolver desafios que vão da saúde à sustentabilidade.
Está prestes a começar a aceleração das oito startups selecionadas para o programa Ignition, promovido pelo Vodafone Power Lab em parceria com a Capgemini e CUF.
Nos dias 10 e 11 de julho, as oito startups escolhidas entre mais de cem concorrentes, irão participar num Bootcamp Digital desenhado para as ajudar a acelerar as soluções, conceber um projeto-piloto e preparar o pitch final.
Como grande objetivo do Ignition, destaca-se a necessidade de estimular a criação de um ecossistema de inovação rico e diversificado, permitindo à Vodafone e aos seus parceiros, Capgemini e Cuf, explorar diferentes tecnologias e dar resposta a desafios concretos.
As soluções que seguem agora para a fase de aceleração inserem-se todas numa das quatro categorias propostas pelo concurso: Technology for the Future, Digital Health and Well-Being, Sustainability and Green Techs, e Customer Centricity.
Entrevistas mais eficazes e autenticações mais rápidas
Um dos projetos selecionados para o BootCamp Digital é o Chatty Insights, que se propõe responder a um desafio com que um dos fundadores da startup se deparou: a necessidade de obter o máximo de informação a partir de entrevistas a clientes, de forma compreensível, rápida, eficaz e capaz de revelar padrões. Oriunda de Espanha, Chatty Insights é uma plataforma orientada por Inteligência Artificial (IA), capaz de compreender clientes em qualquer escala ou idioma, combinando a competência de entrevistadores humanos com a capacidade de expansão de inquéritos online.
Também proveniente de Espanha, outro projeto selecionado é o Facenote, criado com a intenção de simplificar o processo de autenticação digital, que exige o preenchimento de diversos dados pessoais, bem como a digitalização e envio de documentos de identificação, nem sempre de forma segura. Através de Reconhecimento Facial, Machine Learning e Device Autentication, o Facenote pretende simplificar operações, constituindo uma plataforma de verificação de identidade, através do face ID.
Melhores cuidados de saúde
E se fosse possível proporcionar uma comunicação eficaz e de qualidade entre médicos e pacientes, de forma a facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e os pacientes fossem encarados como partes ativas de todo o processo terapêutico? Esta é a proposta da Digimevo, uma plataforma tecnológica – destinada a hospitais, centros de saúde e clínicas – que favorece a literacia em saúde dos pacientes, através de conteúdos audiovisuais acreditados, atualizados, validados e desenvolvidos por profissionais médicos.
Também no âmbito da saúde digital, a Mediktor apresenta-se como um chatbot médico para triagem e pré-diagnóstico, que encaminha os pacientes para a prestação dos cuidados de saúde certos no momento certo. O recurso à IA contribui para melhorar o acesso aos cuidados de saúde (estando atualmente disponível em 13 idiomas) tornando a sua prestação mais eficiente.
Facilitar o caminho para a sustentabilidade
Para ajudar as organizações a acelerarem a sua transição para a sustentabilidade e, consequentemente, a atingirem as suas metas neste âmbito, a DoGood People apresenta-se como uma plataforma que transforma os objetivos ESG (ambientais, sociais e de governação) em tarefas específicas para cada colaborador(a), nomeadamente através de estratégias de gamificação.
Igualmente com os olhos postos nas dificuldades sentidas pelas organizações na implementação de soluções sustentáveis e na otimização de processos com utilização intensiva de energia, a portuguesa EmitU é uma plataforma IoT portuguesa de última geração, que oferece visibilidade em tempo real do consumo de energia, do desempenho do equipamento, do rastreio de ativos e da recolha de dados de sensores.
Segurança digital e logística em núvem
Para responder ao desafio de garantir a confiança e a segurança digital num mundo interligado, onde a integridade, a autenticidade e a privacidade dos dados são cruciais, a ROOTKey propõe-se a redefinir segurança digital. Para tal, recorre a tecnologias avançadas como a Blockchain, apresentando soluções personalizáveis e escaláveis.
A Logistics WMS é outro dos projetos selecionados para o Ignition, visando colmatar algumas falhas identificadas nos armazéns não automatizados, como é o caso da falta de planeamento operacional, a ausência de automatização nos processos de tomada de decisão e a dependência de sistemas antigos ou em suporte de papel. Apresenta-se como um software de logística em nuvem, alimentado por IA, que automatiza o planeamento e garante um fluxo de trabalho totalmente digital.
Acelerar até ao Demo Day
Estas soluções serão aceleradas durante o Bootcamp e marcarão presença no Demo Day, marcado para 2 de outubro, em Lisboa, altura em que serão anunciados os vencedores, e no final, o júri irá escolher o finalista.
O Demo Day, durante o qual será feita a apresentação do pitch final de cada proposta, será moderado por Filomena Cautela num ambiente informal e dinâmico. Enquanto media partner do Ignition, a RTP transmitirá o evento através dos seus canais digitais (nomeadamente, no site oficial, em www.rtp.pt), dando destaque às startups e aos projetos concorrentes ao longo de toda a iniciativa.