Ignition. Vodafone desafia startups a dar o salto na inovação
Conteúdo patrocinado por

Chama-se Ignition, é promovido pelo Vodafone Power Lab e quer atrair startups e empreendedores com vontade de transformar as suas soluções em oportunidades de negócio. Eis tudo o que deve saber sobre este novo programa de inovação.

1. O Ignition foca-se em quatro áreas diferentes

O convite dirigido pelo Vodafone Power Lab às startups e empreendedores através deste programa desenvolvido pela imatch – innovation collective – abrange quatro áreas estratégicas, cada uma delas em busca de diferentes soluções para diferentes campos.

  • Technology for the Future: soluções capazes de optimizar processos através de inteligência artificial e machine learning, além de inovações na área da cibersegurança.
  • Digital Health and Well-Being: soluções na área da saúde digital, como telemedicina e dispositivos de bem-estar que promovam e aumentem a acessibilidade aos serviços de saúde.
  • Sustainability and Green Techs: soluções para o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis, que promovam eficiência energética, reciclagem e o uso de energias renováveis.
  • Customer Centricity: soluções para melhorar a experiência dos clientes ao longo do processo de compra e promover a inclusão digital, facilitando o acesso dos utilizadores aos produtos que necessitam.

2. O momento da candidatura

4 de junho é a data a memorizar por todos os interessados. A partir desse dia estão abertas as candidaturas, que podem ser submetidas até 16 de junho.

Para maximizar as possibilidades de serem seleccionados, os candidatos devem seguir as melhores práticas nesta matéria. Nomeadamente:

  • Garantir que a proposta está alinhada com a área estratégica a que se candidatam.
  • Demonstrar, de forma simples, como a tecnologia ou produto que propõem é inovadora e tem potencial para revolucionar o mercado.
  • Saber descrever o impacto positivo dessa tecnologia ou produto junto do público.
  • Criar uma história envolvente, porém clara e objetiva, e com dados concretos que ajudem a sustentar a validade da sua proposta.
  • Demonstrar conhecimento do mercado existente, da concorrência e saber diferenciar-se dela.
  • Destacar o percurso dos membros da equipa, os apoios e parcerias já construídas.
  • Ter preparados uma série de links essenciais, como um site do projeto e perfis dos seus membros mais relevantes.
  • Apresentar um plano de negócios sólido e realista.
  • Respeitar todos os requisitos e prazos da candidatura.

3. Seleção, aceleração e desenvolvimento

Os projetos que avançarão para a fase de aceleração serão selecionados pelo júri até 25 de junho. Nesta fase, os candidatos poderão usufruir da infraestrutura de última geração da Vodafone e todo o apoio necessário, de forma contínua, para transformar as suas soluções em projetos viáveis. Esse apoio incluirá:

  • Digital Bootcamp: Realização de duas sessões de meio dia para adaptação da proposta de valor e solução para a conceção de um projeto-piloto, a acontecer nos dias 10 e 11 de julho.
  • Preparação de Pitch: desenvolvimento e refinamento do pitch de cada um dos projetos tendo em vista a sua apresentação final.

4. O Pitch Final

Selecionados os oito finalistas e realizado o bootcamp e a preparação do pitch, seguir-se-á o ponto alto do programa Ignition – o Pitch Final, que irá acontecer no dia 2 de outubro, em Lisboa. Os finalistas irão, nesta ocasião, apresentar os seus projetos perante um painel de especialistas, por forma a serem identificadas as soluções mais disruptivas e com maior potencial de implementação. Tudo isto num formato inovador e descontraído:

Talk-show com Filomena Cautela: O pitch final será apresentado num talk-show, com
Filomena Cautela como anfitriã. Este formato pretende criar um ambiente dinâmico e acessível, levando para o sofá o palco da inovação.

Transmissão pela RTP: A RTP, media partner do Ignition, transmitirá o evento, dando
visibilidade às startups e aos seus projetos antes, durante e depois do pitch final, através de
conteúdos a publicar nos seus canais digitais e redes sociais.

Impacto e Oportunidades

O programa Ignition oferece oportunidades únicas às startups, através da Vodafone e dos seus parceiros. Essas oportunidades traduzem-se em apoio personalizado, a possibilidade de colaboração e networking com especialistas, investidores e parceiros, o acesso a novos mercados e a uma exposição internacional. Na fase de aceleração, os projetos selecionados poderão ainda utilizar a infraestrutura de última geração da Vodafone.

Além disso, o programa garante visibilidade e reconhecimento aos participantes fora dos seus círculos habituais de contacto – por exemplo, a parceria com a RTP vai dar-lhes acesso a uma maior audiência, alcance e exposição, aumentando a possibilidade de atraírem investimentos e gerarem novas oportunidades e parcerias.

As parcerias com empresas reputadas de cada setor (como é, por exemplo, o caso da CUF e da Capgemini) permitem que estas soluções possam, de facto, vir a ser implementadas, cumprindo-se dessa forma a intenção de criar um ecossistema robusto de inovação capaz de transformar soluções em negócios práticos e escaláveis que façam a diferença no mercado e, consequentemente, na vida de todos.

Porque é que a Vodafone promove este programa?

Esta iniciativa enquadra-se no compromisso de mais de 30 anos da Vodafone Portugal com a inovação no País. Especificamente através do Vodafone Power Lab, ao apoiar ativamente startups e empreendedores, a Vodafone promove o desenvolvimento de soluções de ponta, de que acaba por beneficiar enquanto empresa, mas também cria mais-valias para todos os seus stakeholders: parceiros, clientes e sociedade em geral.


Com este género de ações a Vodafone contribui também de forma ativa para que estas startups e empreendedores tenham o seu papel no progresso tecnológico de Portugal e levem além fronteiras a tecnologia idealizada e produzida no nosso país.