Estamos em contagem decrescente para a competição final
Pedimos aos responsáveis pelas oito startups finalistas que nos apresentassem as suas empresas e soluções e nos falassem do seu percurso e das suas experiências até ao momento no programa Ignition do Vodafone Power Lab. Aqui ficam os seus testemunhos:
“A Mediktor é um assistente de cuidados de saúde com inteligência artificial (IA) orientado para a empatia e tem-se expandindo continuamente para fornecer soluções eficientes para uma ampla gama de necessidades. Começámos há 11 anos, quando o Cristian Pascual, o Dr. Oscar García-Esquirol e o Roger Forcada quiseram desenvolver o chatbot médico de IA mais avançado para triagem e pré-diagnóstico. A plataforma tem registado um crescimento substancial: destaco a aquisição da Sensely já este ano, que tornou a Mediktor a solução de cuidados de saúde mais abrangente do mercado.
A solução que apresentámos no programa Ignition é um assistente médico baseado em IA, concebido para triagem e pré-diagnóstico, orientando os doentes para o nível de cuidados adequado no momento certo. Isto melhora o acesso aos cuidados de saúde, enquanto permite uma navegação mais eficiente nesses cuidados.
“Programas como o Vodafone Ignition são vitais para as startups e consideramos que este, em particular, é uma ótima oportunidade para colaboração e networking, além de proporcionar oportunidades únicas para manter a mentalidade alargada e trocar ideias frescas a um nível internacional.
Mantermo-nos ligados a outras empresas e trocar ideias valiosas é crucial para o nosso sucesso e este programa fornece uma plataforma excelente para o conseguir.
Ao implementar o projeto, o nosso objetivo é tirar partido da tecnologia para melhorar o acesso a serviços de saúde de qualidade, permitindo que mais pessoas beneficiem de ferramentas e recursos inovadores. No futuro, tencionamos continuar a expandir e a melhorar os nossos serviços. O acesso aos cuidados de saúde continua a ser um desafio global, com os sistemas cada vez mais sobrecarregados e uma escassez iminente de profissionais neste setor. Acreditamos que a tecnologia é uma solução transformadora fundamental para enfrentar os desafios futuros da saúde.”
“A DigimEvo é especializada em tecnologia POC [ponto de contacto] e está a reinventar a forma como é fornecida a educação ao paciente. Ajudamos os profissionais de saúde, as sociedades médicas e os sistemas de saúde pública através de uma ferramenta multiplataforma e de uma das mais completas bibliotecas audiovisuais acreditadas da atualidade – são mais de 5.000 vídeos, de 200 especialidades médicas. Essa biblioteca é supervisionada e validada por profissionais, para educar e reforçar hábitos de vida saudáveis, apresentando informações comprovadas sobre vários tópicos de interesse médico. Assim, facilitamos a apresentação dos conteúdos mais relevantes, no momento mais adequado, de forma a otimizar os resultados em termos de saúde e a experiência do doente, mas também a criar as bases para uma tomada de decisão partilhada.
Os sistemas da DigimEvo já chegam a mais de um milhão de pacientes por mês em Espanha. Trabalhamos com algumas das maiores instituições médicas, como a Clínica Mayo ou o Serviço Nacional de Saúde (SNS). No caso do SNS, durante a pandemia de COVID-19, o canal POC foi utilizado por mais de 2.000 médicos de clínica geral e 62,5% dos pacientes afirmaram que a visualização de vídeos da videoteca nacional de saúde e cuidados evitou que precisassem de contactar um profissional de saúde.
O nosso objetivo é dar uma resposta global a aspetos críticos do setor da saúde:
📌 facilitar a educação e a comunicação com o paciente, essencial para qualquer profissional médico ou organização de saúde;
📌 validar de forma fiável o conteúdo oferecido aos pacientes, num setor em que o número de notícias falsas está constantemente a aumentar;
📌 constituir uma solução que ajude as organizações de saúde a fornecer o conteúdo certo, no momento certo.
A nossa startup está a planear internacionalizar-se para democratizar o acesso a informações de saúde fiáveis a todas as pessoas em todo o mundo e a participação no Ignition do Vodafone Power Lab tem sido interessante para aceder a ambientes inovadores internacionais.”
“Há mais de 15 anos que desenvolvemos soluções tecnológicas para resolver problemas complexos de negócio, no mercado B2B. Ao longo dos anos de contacto com empresas, começámos a perceber que aquelas que têm operações logísticas próprias como apoio ao negócio principal – o seu core não é a logística – não dão a importância que esta exige e encaram-na como um mal necessário, um custo para a atividade.
A nossa solução foca-se na resolução de três problemas principais que identificámos nestas empresas: falta de planeamento, falta de automatização nos processos e demasiada dependência do papel ou de sistemas informáticos antiquados.
A solução que apresentámos no programa Ignition é um assistente médico baseado em IA, concebido para triagem e pré-diagnóstico, orientando os doentes para o nível de cuidados adequado no momento certo. Isto melhora o acesso aos cuidados de saúde, enquanto permite uma navegação mais eficiente nesses cuidados.
A LogisticsWMS é uma plataforma inteligente, dotada de IA, que aproxima os níveis de eficiência dos armazéns centrados em pessoas aos níveis de eficiência dos armazéns automatizados. Fazemo-lo através do planeamento automático das tarefas em armazém, da geração automática de instruções de trabalho que otimizam a performance e da digitalização do armazém.
“Decidimos entrar no Ignition do VodafonePower Lab pois já tínhamos trabalhado com esta entidade no programa de Mentoring e sentimos um grande apoio a nível de mentoria e de exposição. Ter parceiros que deem um selo de validação ao que estamos a fazer, e que nos ajudem a abrir essas portas, é crucial para o crescimento da nossa startup.
Desde o início do programa que temos estado em contacto direto com os nossos mentores. No nosso caso, pertencem à Vodafone e à Capgemini. São profissionais experientes e que nos têm ajudado no desenho de um piloto a aplicar num caso de uso concreto. Definidos os casos de uso, temos trabalhado em conjunto no sentido de desenhar a forma de implementar a nossa plataforma para responder às necessidades identificadas nos casos de uso.
A maior conquista de todas foi a validação de que o que estamos a fazer responde a necessidades concretas de empresas de renome. O mercado é quem valida o nosso produto e é ele que nos permite sonhar. É o que esperamos conseguir com este programa: acelerar o nosso crescimento.”
“A ideia do Chatty Insights surgiu da frustração que senti quando trabalhava num departamento de investigação de uma grande empresa. A realização de investigação primária de alta qualidade era difícil, limitando-se muitas vezes a lançar inquéritos e esperar pelo melhor.
À medida que a IA generativa se tornou popular, permitiu-nos criar um produto que podia entrevistar pessoas em grande escala, em qualquer língua, a qualquer momento, sobre qualquer assunto. Também permite que as pessoas se exprimam pelas suas próprias palavras, com a IA a captar todas as nuances e a fazer perguntas inteligentes.
“Para o programa Ignition, apresentámos alguns casos de utilização que considerámos serem os mais adequados para a Vodafone e a Capgemini. Estes centraram-se na obtenção de conhecimentos profundos sobre a aquisição de clientes, a retenção de clientes e as preferências dos clientes para os seus grupos de nicho.
A nossa força reside no fornecimento deste tipo de conhecimentos estratégicos profundos, pelo que foi essa a nossa abordagem.
Como empresa de insights, a curiosidade está no nosso ADN. Queríamos descobrir que casos de utilização poderíamos desenvolver em conjunto com empresas muito maiores que normalmente não nos são acessíveis – tendo em conta que temos apenas um ano de existência. O Vodafone Power Lab representou uma oportunidade para colaborar com “gigantes” e ver que desafios os podíamos ajudar a resolver.
Desde que nos juntámos ao programa Ignition, avançámos com vários projetos-piloto de elevado potencial com a Vodafone e a Capgemini e estamos agora em conversações com os seus departamentos relevantes para os implementar o mais rapidamente possível. Os nossos mentores têm sido incrivelmente úteis para fazer avançar a nossa colaboração.
“A Emitu nasceu da nossa experiência no mundo corporativo, onde observamos que muitas empresas ainda geriam processos de forma manual, sem acesso a dados em tempo real e frequentemente de maneira reativa. Reconhecemos a oportunidade de melhorar esta realidade utilizando a tecnologia da Internet das Coisas para acelerar a transformação digital das empresas.
“Decidimos participar no programa Ignition pelo seu enfoque prático e pela oportunidade de
colaboração com empresas de referência. Estes fatores foram cruciais para acreditarmos que
o programa poderia proporcionar um ambiente ideal para o crescimento e desenvolvimento da
nossa startup.
Uma das nossas principais conquistas foi a reavaliação do nosso produto com uma perspetiva global. Graças às constantes iterações e ao feedback valioso dos mentores, fomos desafiados a repensar os nossos pressupostos iniciais, resultando em soluções
significativamente melhoradas.
Para qualquer startup, um dos maiores desafios é estabelecer credibilidade no mercado. Desenvolver um projeto-piloto com a Vodafone e os seus parceiros representa uma oportunidade única para acelerar esse reconhecimento e expandir a nossa presença no mercado.
Para qualquer startup, um dos maiores desafios é estabelecer credibilidade no mercado. Desenvolver um projeto-piloto com a Vodafone e os seus parceiros representa uma oportunidade única para acelerar esse reconhecimento e expandir a nossa presença no mercado.
Participar em programas de inovação é vital para qualquer startup, pois permite potenciar a proposta de valor e alinhar os seus produtos e serviços com as necessidades do mercado. Estes programas oferecem um ambiente de aprendizagem e crescimento essencial para aumentar a taxa de sucesso das startups.
A curto prazo, pretendemos intensificar o uso de Inteligência Artificial para fortalecer as soluções de apoio à decisão que oferecemos aos nossos clientes. E no próximo ano, planeamos expandir a operação para os principais mercados europeus, consolidando a nossa presença internacional.
“A ROOTKey surgiu entre dois universitários em 2022, com a missão de revolucionar a segurança digital com a garantia da propriedade, integridade e validade das informações das pessoas e das empresas.
“Decidimos participar no Ignition do Vodafone Power Lab porque vimos nele uma excelente oportunidade para testar e validar a nossa plataforma num ambiente real e desafiador.
A colaboração com a Vodafone, uma referência no setor das telecomunicações, oferece-nos a possibilidade de aprimorar a nossa solução com feedback valioso dos mentores e parceiros e acelerar a sua adoção no mercado, especialmente em indústrias que requerem elevados padrões de segurança.
Neste programa, apresentámos a nossa plataforma de segurança digital, que se destaca por garantir, precisamente, a propriedade, integridade e segurança dos dados, garantindo que a informação é autêntica e imutável, ideal para empresas que precisam de assegurar a confiança nos seus processos e informações digitais.
A participação em programas de inovação como o Ignition é fundamental para startups como a ROOTKey. Estes programas não só proporcionam visibilidade e credibilidade, como também permitem que as startups testem as suas soluções em ambientes reais, recebam feedback especializado e construam relações com potenciais parceiros e clientes.
Desde o início do programa, conseguimos adaptar a nossa plataforma às necessidades específicas do setor de telecomunicações e planear um piloto na indústria farmacêutica. Começámos dois pilotos: o primeiro, “Audit to Change”, em colaboração com a Vodafone, visa melhorar a segurança e a integridade dos processos de auditoria através da nossa plataforma; e um segundo, em parceria com a Capgemini, envolve a implementação da nossa solução na indústria farmacêutica, onde a segurança dos dados é crítica.
Estes projetos representam marcos importantes no nosso percurso e demonstram a versatilidade e impacto da nossa solução em diferentes setores.”
“O Facenote começou em 2018 como parte do programa Startup Chile e com o apoio do XRCLabs NY (acelerador de retalho). Em 2021, depois de sermos aceites no programa Techstars & ABNAmro Bank, completámos a visão de reinventar a forma como nos autenticamos tanto online como offline.
A solução que apresentámos no programa Ignition tem como objetivo resolver um problema antigo que sofremos sempre que precisamos de nos autenticar em locais físicos, como concertos, eventos ou até locais de trabalho. As soluções existentes envolvem QR codes e códigos que são facilmente copiados, causando muitos problemas como a falsificação de identidade de participantes, revenda fraudulenta e longos tempos de espera.
Nós propomos uma experiência de acesso unificada, tanto para aceder a um site como para entrar num concerto, permitindo aceder com apenas um toque no dispositivo móvel, reforçando a segurança e a rastreabilidade total.
Este tipo de inovação requer normalmente a ajuda de muitos atores para poder perturbar os métodos e formas de fazer as coisas existentes.
“Depois de conhecermos o Ignition, decidimos que tanto a experiência que a Vodafone tem na interação dispositivo/humano como a mistura de experiência online e em eventos proporcionam a combinação perfeita de conhecimentos com que podemos aprender.
Este problema requer uma compreensão profunda do seu aspeto humano e é extremamente positivo ter a oportunidade de colaborar com especialistas no domínio, bem como com o ângulo empresarial. Além disso, a oportunidade de colaborar diretamente com mentores muito experientes da Vodafone e Capgemini tem sido muito importante.
Gostamos da abordagem prática que nos estão a dar. Ter diferentes ângulos para procurar uma solução é extremamente importante nesta fase. E na nossa experiência, organizações como o Vodafone PowerLab são muito importantes também para ajudar a traduzir entre as diferentes culturas: startup e empresarial.”
“Em 2019, Ignacio Barriendos, o fundador da DoGood, fez uma pesquisa que revelou que 95% das pessoas queriam fazer a diferença na sua empresa, mas enfrentavam três obstáculos principais: não sabiam o que fazer, não sabiam como fazê-lo e sentiam-se sozinhas.
Ao mesmo tempo, as empresas estavam a ser pressionadas pela regulamentação e pelas partes interessadas, incluindo investidores e clientes, para fazerem a transição para a sustentabilidade e definirem objectivos ESG [boas práticas ambientais, sociais e de governança]. Isto levou o Ignacio a criar a DoGood People, uma solução concebida para capacitar os funcionários a contribuírem para a transformação sustentável da sua empresa.
A aplicação DoGood divide os objetivos de sustentabilidade em tarefas acionáveis e módulos de formação, ajuda os funcionários a compreender o que fazer e como fazê-lo e promove uma comunidade onde todos podem ver o impacto cumulativo dos seus esforços.
Temos clientes que são líderes em mais de 13 setores e 10 países diferentes, apesar de ainda não termos iniciado intencionalmente a nossa expansão internacional, e também abrangem uma grande variedade de indústrias e níveis de maturidade em sustentabilidade.
“A principal razão para nos juntarmos ao programa Ignition foi o facto de ser uma excelente combinação com o nosso plano de expansão internacional, sendo Portugal um mercado particularmente interessante.
Já temos clientes no País e estamos a explorar oportunidades com novas empresas. Além disso, os patrocinadores e mentores do programa alinham-se bem com os clientes a que nos dirigimos, o que torna os seus conhecimentos e conselhos muito valiosos para nós.
Participar em programas como o Ignition é incrivelmente valioso, uma vez que nos expõe a diversas perspetivas que nos ajudam a melhorar a nossa solução, storytelling e estratégias de entrada no mercado. Não só com o feedback da Vodafone e dos parceiros, mas também através de conversas entre pares. Além disso, a rede que construímos é essencial para o nosso crescimento global contínuo. É altamente recomendado para qualquer startup que pretenda aprender e crescer.”
O apoio da Vodafone e dos mentores do programa é contínuo e vai manter-se disponível até ao Pitch & Demo Day, no dia 2 de outubro, momento que encerra a competição e que será transmitido no website da RTP, com apresentação e moderação de Filomena Cautela.