
O programa de empreendedorismo social The Challenge, uma iniciativa Fundação “la Caixa”, com o apoio do BPI, é uma experiência transformadora para jovens que sonham criar impacto positivo no mundo.
Entre risos, desafios e descobertas, o ambiente do The Challenge carateriza-se pela diversidade de perspetivas.

“Esta experiência tem sido incrível. O apoio que recebemos dos mentores é individualizado e constante, o que nos permite crescer tanto a nível pessoal como no desenvolvimento dos nossos projetos”, afirma uma das participantes.
Ao longo do programa, os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver competências colaborativas, comunicativas e empreendedoras
Sinto que o The Challenge me ajudou a ter uma nova perspetiva sobre como abordar problemas, pensar de forma criativa e ouvir as ideias dos outros. Foi uma experiência que todos deveriam viver.
Para muitos, a verdadeira transformação começou com os desafios diários e as dinâmicas de grupo no Campus Barcelona, onde os participantes realizaram atividades focadas no desenvolvimento de projetos e na aplicação de metodologias de trabalho colaborativo.
O The Challenge é importantíssimo, porque empodera os jovens, desperta o sentimento de que é necessário agir com urgência face ao compromisso com a Agenda 2030 e fomenta o otimismo e energia nas gerações mais novas, que muitas vezes têm uma visão pessimista.

Um dos pontos altos do programa, dinamizado da Fundação “la Caixa”, foi a viagem de formação aos Estados Unidos, que proporcionou momentos únicos de crescimento. Os jovens visitaram a sede da ONU em Nova Iorque, onde apresentaram os seus projetos e o plano de ação a representantes de diferentes organizações. Durante 12 dias, os futuros worldshakers visitaram também a Universidade de Columbia, Yale e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) para participar em sessões de brainstorming e trocar ideias com profissionais de renome mundial.



A agenda incluiu também momentos de contacto com a história e a cultura dos EUA. O grupo visitou locais emblemáticos como Ellis Island, o National Museum of Immigration e o Memorial 9/11, além de participarem nas celebrações do Dia da Independência, a 4 de julho, com um espetáculo de fogo de artifício em Coney Island.
O grupo também teve a oportunidade de conhecer o estúdio do artista espanhol José Carlos Casado, onde descobriram o uso da tecnologia em diferentes formas de arte, como vídeo, fotografia e escultura. A viagem terminou com a subida ao Summit One Vanderbilt, proporcionando uma vista panorâmica de Nova Iorque.
Uma viagem que não transformou apenas ideias, mas também despertou sonhos. O The Challenge, um projeto da Fundação “la Caixa”, é o ponto de partida para jovens que imaginam um futuro melhor e começam a construí-lo hoje, um passo de cada vez.
A convocatória para o The Challenge 2025 está aberta e a data-limite de entrega dos projetos é o próximo dia 5 de março.