Bélgica: os festivais que vale a pena abraçar

Conteúdo patrocinado por



Desde o início da primavera até ao fim do verão, na Bélgica, pode participar num festival de música quase todos os fins-de-semana. Bem-vindo à terra dos festivais de música.

Haverá poucas coisas na vida que nos movem e comovem tanto como a música: biologicamente, o nosso sistema límbico – responsável pelo processamento de emoções e memórias -, acende uma luzinha quando ouvimos música, libertando dopamina, um neurotransmissor relacionado com a sensação de prazer, mas sabemos que é bem mais do que isso.

São as sensações que perduram: os arrepios na pele, a motivação extraordinária que sentimos em apenas alguns acordes, o relaxamento e a alegria, o conforto quando escutamos as canções que são importantes para nós. A música liga-nos uns aos outros. É como um abraço, mas com banda sonora.
Desde a primavera até ao fim do Verão, a Bélgica – o país da cerveja e das pommes frites, o país das moules no tacho e dos waffles -, proporciona o cenário ideal para que se aproveite o melhor que a música tem para oferece


Há experiências para todos os gostos. Seja na Flandres, no norte do país, ou na Valónia francófona, cidades mais pequenas e grandes transformam-se para recriar, todos os anos, o ambiente ideal para nos aproximarmos uns dos outros. A programação é de luxo e em várias regiões do país, com artistas mais mediáticos e outros de nicho. Uma coisa é certa: é por aqui que também passam as tours que ninguém quer perder. Música eletrónica, rock, pop, pop alternativo, música do mundo: não deixe para depois, o que pode abraçar já hoje.


Tomorrowland, o 8º maior festival de música do mundo

Onde? Boom

Quando? Julho

Como chegar? Voe até Bruxelas e siga até ao recinto de autocarro ou de carro.

O que o torna especial?

Este é um dos festivais de música mais conhecidos do mundo. É mágico porque reúne no mesmo espaço, e com múltiplas atuações, os melhores e mais conhecidos DJs do mundo. Quem já foi diz que se trata de uma experiência única, com uma atmosfera mágica em todas as áreas temáticas. Muita cor, luz e palcos gigantescos.



Rock Werchter, a meca do pop’n’roll  alternativo


Onde? Na pequena vila de Werchter

Quando? Julho

Como chegar? Voe até Bruxelas, apanhe um comboio até Louvain e caminhe até ao destino.
O que o torna especial?

Com uma programação cuidadosamente escolhida, todos os anos a organização excede as expectativas do público. Desde Pixies, Metallica, The Killers, Dualipa, já em 2024, e artistas como Artic Monkeys e The Cure em edições passadas, os artistas que sobem aos palcos do Rock Werchter fazem-no sempre em condições excepcionais.



Crie memórias no bucólico Pukkelpop

Onde? Kiewit-Hasselt
Quando? Agosto
Como chegar? Voe até Bruxelas e siga de comboio até ao destino.

O que o torna especial? Diz-se que a experiência é épica e completa, tanto pela programação musical, como pela promoção do espírito de comunidade. Nas últimas décadas tem sido referido como um dos festivais mais interessantes na Europa. Envolvido por muita natureza e com um line-up eclético e alternativo, são quatro dias imperdíveis.



Na capital, eis o festival urbano Brussels Coleur Café

Onde? Bruxelas

Quando? Junho

Como chegar? Voe até Bruxelas e prossiga a viagem até ao centro da capital.

O que o torna especial? O calor aumenta, a cidade acalma com as férias, as ruas de Bruxelas preparam-se para receber o Coleur Café, um festival urbano que recebe anualmente cerca de 75 mil pessoas. Desde bandas e artistas reconhecidos, a artistas do mundo que voam desde as Caraíbas, África, América Latina, que protagonizam concertos mais intimistas, no centro está a vontade de abraçar a curiosidade de descobrir novas músicas. O recinto conta com mercados de comida do mundo, com vários continentes representados. Para muitos belgas, é um dos eventos mais aguardados do ano.

Em Boom, Werchter, Kiewit-Hasselt ou Bruxelas, crie as melhores memórias, à boleia da TAP, com voos para Bruxelas, a partir de Lisboa.

Viaje pelo mundo no Dour Festival, em Dour, onde poderá ouvir artistas de diferentes países e géneros musicais, num festival que se reinventa todos os anos. No Extrema Outdoor, que acontece na pitoresca vila Houthalen-Helchteren, uma localização de postal, pode aproveitar três dias para ouvir os melhores artistas de música eletrónica.

Só é preciso levar na mala curiosidade e disponibilidade para aproveitar o melhor que estes, e outros festivais de música têm para oferecer na Bélgica. Marque com antecedência a viagem de avião, através da TAP, para garantir presença no festival que mais se enquadrar com a experiência que procura.