Quer provar (de verdade) os sabores do MasterChef?

Uma iniciativa com

Se é fã do concurso MasterChef e sempre sonhou provar as iguarias dos chefes concorrentes, saiba que já o pode fazer, através de refeições prontas a consumir.

Uma das tendências atuais, no que diz respeito ao consumo, aponta para um aumento crescente da compra de comida pronta. Esta tendência, introduzida ou acelerada pela pandemia, foi reforçada ao longo de 2023, tendo aumentado 28,6% face a 2019, sendo mesmo a categoria que mais valor tem gerado para as empresas de distribuição, segundo um estudo realizado pela Kantar.

Uma das possíveis explicações para este comportamento encontra-se no facto de as pessoas terem cada vez menos tempo para cozinhar, o que as faz recorrer a refeições prontas, cuja disponibilidade por parte das várias insígnias tem também vindo a aumentar, como forma de dar resposta à procura crescente. Por outro lado, é igualmente possível que, para algumas pessoas, acabe por ser mais vantajoso, do ponto de vista económico, adquirir refeições prontas a consumir, juntando-se o útil ao agradável.

Do MasterChef para a sua mesa

Perante este cenário, e porque é quase impossível que quem segue o concurso MasterChef não fique com água na boca de cada vez que vê o programa, um dos passos lógicos seria que aquele que é considerado o maior formato de culinária do mundo (em número de territórios abrangidos) tornasse acessível ao público o sabor das refeições confecionadas por alguns dos chefes concorrentes.


E foi isso mesmo que aconteceu, graças à colaboração da RTP, MasterChef Portugal,  com a Nordigal, estando já disponíveis para venda quatro pratos criados pelos quatro finalistas da edição de 2022/2023. As refeições estão à venda nos supermercados El Corte Inglés, e o mais certo é que os fãs não descansem até provar todas.


A linha de comida Tá Pronto MasterChef permite, assim, que se beneficie da comodidade das refeições previamente confecionadas, aliada ao sabor, ao conhecimento e à sofisticação das receitas dos finalistas do programa MasterChef. Arroz Malandrinho de Bacalhau com Coentros ou Arroz Caldoso de Rabo de Boi são algumas das receitas que podem, agora, integrar o menu de quem deseja uma experiência gastronómica sem perder tempo nem gastar muito dinheiro.




Biryani de Frango foi o prato preparado por Sahima Hajat, a vencedora da edição 2022/2023, e a escolha do biryani não foi ao acaso. Nas suas palavras, este “é um dos pratos indianos que os portugueses mais reconhecem, e como havia necessidade de a refeição ser completa e não necessitar de mais nada a acompanhar, esta revelou-se a melhor opção”, explica, acrescentando ainda que “o biryani é um prato especial, habitualmente confecionado para festas e eventos”.

Mas o que também contribuiu para a escolha foi a possibilidade de usar frango, tendo em conta que “é mais fácil encontrar frango halal”, ou seja, que segue os procedimentos considerados corretos pela religião muçulmana, o que era um critério obrigatório para Sahima Hajat.

Nas palavras da moçambicana de 34 anos, este projeto tem o lado muito concreto de lhe “permitir chegar aos fãs com mais facilidade”, dando-lhes a conhecer o seu tempero, que “não é nada picante”, ao contrário do que se poderia pensar.

Aposta na comida de conforto

Ana Sanchez, a segunda classificada da edição 2022/2023, optou por recriar um prato a que a sua família já está habituada, tornando-a acessível a todos os que tenham vontade de experimentar os seus dotes culinários. “É uma comida de conforto e que eu faço muitas vezes em casa”, diz, referindo-se ao Arroz Malandrinho de Bacalhau com Coentros.

A antiga concorrente salienta que decidiu fazer um prato de peixe, “porque o mais fácil e habitual é que as pessoas cozinhem carne, por terem mais dificuldade com o peixe”, tendo escolhido o bacalhau “por ser um elemento da cozinha tradicional portuguesa”. Considera que haver uma refeição pronta a consumir, com o seu nome, à venda numa grande superfície é, antes de mais, “um voto de confiança de uma empresa que está há muitos anos no mercado e com grande notoriedade”.

Quem também apostou na comida de conforto foi Lionel Martins, o terceiro finalista da mesma edição do MasterChef Portugal, que decidiu adaptar uma receita que, para si, é “comida de domingo, para quando a família está toda junta”, ou seja, Arroz Caldoso de Rabo de Boi.

“Desta forma, mostro um pouco do que é a minha comida”, assume, considerando como “um grande motivo de orgulho” passar pelo supermercado e ver um prato assinado por si. Quanto ao processo de adaptação da versão caseira da sua receita para o universo da comida pronta a consumir, recorda que “foi interessante ver como funciona todo o processo”, nomeadamente, no que diz respeito às “grandes exigências em termos de segurança e qualidade”.

De igual forma, Rita Costa, a quarta finalista da edição de 2022/2023, deu também primazia ao conforto do seu prato, mas tendo em conta as preferências dos seus seguidores: “Queria um prato mais virado para o meu público, que é mais jovem, daí a massa com ingredientes de que gosto, como o frango e a cebola caramelizada.”

Quase a terminar um curso na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Rita Costa está ciente de que a participação no MasterChef lhe trouxe, sobretudo credibilidade: “Na altura, eu tinha 18 anos e as minhas opiniões não eram tidas em conta, hoje sinto que as minhas ideias são ouvidas no que diz respeito à cozinha.”


Segurança e sabor

Com uma história de 37 anos a confecionar refeições refrigeradas e prontas a consumir, a Nordigal avançou para este projeto, porque passou a dispor de “uma nova tecnologia de confeção e cozimento de refeições a vácuo”, justifica Roberto Rosa, Business Development & Procurement Director daquela empresa. Quer isto dizer que “os alimentos são delicadamente cozidos na embalagem”, pelo que “o sabor e a nutrição são preservados sem aditivos desnecessários”. “O processo de cozimento na embalagem oferece refeições prontas herméticas”, e, “como os alimentos são cozidos em embalagens lacradas, ninguém toca nos alimentos até que o consumidor retire a película, o que significa que nenhum ar entra em contacto com o alimento”, sublinha.

Para já, as refeições criadas pelos antigos concorrentes do MasterChef Portugal estão apenas disponíveis nos supermercados El Corte Inglés, mas a partir de julho deste ano poderão ser igualmente encontradas noutros supermercados.

Além disso, é expectável que o menu de refeições prontas com o selo MasterChef seja alargado anualmente, com as criações de outros finalistas de cada edição. É também possível que venham a ser introduzidas novidades sazonais, para celebrar as estações do ano e potenciar ainda mais as experiências gastronómicas dos consumidores e do público do MasterChef Portugal.