ERSE e GNR juntas em ação para proteger idosos de burlas

Conteúdo Comercial

A ERSE vai juntar-se à GNR para sensibilizar os idosos mais vulneráveis relativamente a burlas  no setor energético. No dia 23 de outubro de 2025, as duas entidades levarão a Operação Censos Sénior 2025 ao distrito de Coimbra.

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos associa-se novamente à operação Censos Sénior, realizada anualmente pela GNR – Guarda Nacional Republicana.

Em causa estará uma ação de proximidade, destinada a alertar os idosos para potenciais burlas no âmbito do setor energético, bem como transmitir conselhos sobre a mudança de comercializador de energia. Entre outras questões, serão partilhados alertas sobre a existência de más práticas na contratação, tarifa social, potência contratada e serviços adicionais.

A ERSE estará no terreno, em conjunto com a GNR, no dia 23 de outubro de 2025, deslocando-se aos concelhos de Coimbra (freguesias de Cernache e Espinhal) e Lousã (freguesia da Lousã) a partir das 10 horas. Para reforçar a partilha de informação, a ERSE irá distribuir documentação que contém conselhos e alertas das duas entidades, bem como os respetivos contactos de apoio em caso de dúvidas ou reclamações.

A operação Censos Sénior 2025, levada a cabo pela GNR, já está a percorrer o território nacional desde o dia 1 de outubro de 2025, devendo estender-se até 16 de novembro deste ano. Esta iniciativa inclui um conjunto de ações de patrulhamento e sensibilização direcionadas aos 42 873 idosos sinalizados em todo o país, com o objetivo de alertar para hábitos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança desta população mais vulnerável. A todas estas pessoas será distribuído também o caderno com conselhos e alertas ERSE/GNR.

Desde 2021, a ERSE associa-se à ação da GNR, através da participação em sessões de esclarecimento e da distribuição de folhetos informativos, contribuindo para uma população mais atenta e protegida contra eventuais burlas.

Um projeto comercial RTP Marcas e ERSE