Lisboa promove a limpeza urbana com inovação e criatividade

Conteúdo patrocinado por

Desde meados de junho que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) percorre a cidade com um roadshow interativo destinado a todos os munícipes. O objetivo é sensibilizar para a limpeza urbana.

“Lisboa Limpa, Sim!” é o nome da campanha itinerante que leva a diversas freguesias da cidade um roadshow composto por jogos e desafios, todos com o propósito de envolver a comunidade no tema da gestão dos resíduos urbanos. Desta forma, a CML pretende contribuir para a sensibilização, pedagogia e adoção de comportamentos responsáveis no que diz respeito à gestão de resíduos urbanos.

Realidade Aumentada

Entre as várias componentes que integram o roadshow, um dos destaques vai para o uso de realidade aumentada, em que, através de uma experiência imersiva e muito realista, os participantes são convidados a adotar o ponto de vista de um colaborador da CML no decurso de um turno virtual de limpeza urbana num bairro da cidade. Desta forma, e recorrendo a tecnologia inovadora, os munícipes são sensibilizados para os desafios que aqueles profissionais enfrentam no dia a dia, como é o caso de, por exemplo, resíduos colocados em ecopontos errados ou veículos mal-estacionados que impedem a circulação das viaturas de higiene urbana.

Além dos óculos de realidade virtual, o roadshow propõe muitas outras atividades, pensadas com o objetivo de incluir crianças em idade escolar e adultos. É o caso do jogo “Recicla & Ganha”, que desafia os participantes a separarem corretamente os resíduos recicláveis; o “Sabes Reciclar”, que convida a distribuir 20 resíduos pelos ecopontos certos no menor tempo possível; ou ainda a “Roleta Educativa”, em que os participantes têm de acertar na resposta a uma pergunta sobre higiene urbana para poderem depois fazer rodar a roleta que atribui sempre um prémio.

Mas as ações disponíveis no roadshow não se ficam por aqui, incluindo ainda, entre outras, a demonstração “Compacta e Poupa”, que alerta para a importância de se compactar as embalagens antes de estas serem colocadas na reciclagem; a ação “Vestir a Camisola”, que permite às crianças tirarem uma fotografia num photopoint e assumir o papel de um profissional de higiene urbana; ou ainda a votação “Escolha Limpa”, um sistema de votação que convida os munícipes a expressarem as suas preocupações, prioridades e perceções acerca da higiene urbana.

O objetivo transversal a todas estas atividades é bem claro: garantir uma maior adesão às boas práticas, reduzir o volume de resíduos mal depositados e reforçar o compromisso coletivo com a limpeza e a sustentabilidade da cidade.

Nas palavras do presidente da CML, Carlos Moedas,a higiene urbana é uma área de atuação prioritária”, razão por que a autarquia tem vindo “a apostar na contratação de pessoal, na renovação da frota, em novos circuitos de recolha e na fiscalização, entre muitas outras concretizações”. Além disso, segundo o responsável, este ano, o orçamento destinado a esta área foi reforçado em 65%. Ainda assim, “a limpeza da nossa cidade deve ser um objetivo partilhado por todos, construído diariamente com o contributo da câmara, das juntas de freguesia e dos munícipes, que convidamos a participar nesta iniciativa”, acrescenta Carlos Moedas.

Cidade de Lisboa convidada a participar

O roadshow “Lisboa Limpa, Sim!” vai continuar a percorrer a cidade de Lisboa até meados de julho, e quem pretender participar só tem de escolher a data e o local que lhes sejam mais convenientes aqui. A participação é simples e gratuita, bastando deslocar-se ao local onde decorre a iniciativa, sem necessidade de inscrição, e juntar-se ao movimento por uma Lisboa ainda mais limpa e sustentável.