Entre festas e concertos, um mercado repleto de sabores e as iluminações que transformam Lisboa num mundo encantado, o Natal chegou à capital e convida todos a partilharem a sua magia.
Como a tradição já nos habituou, a chegada do Natal veste Lisboa de luz, música, animação e brilho, espalhando o encanto desta quadra festiva pelas principais artérias da cidade. As propostas para viver o Natal nas ruas da capital são tantas que o mais difícil vai ser conseguir ir a todas. Apresentamos já de seguida toda a programação, para que se possa organizar e não deixe escapar a magia do Natal em Lisboa.
Presentes e fotos com o Pai e a Mãe Natal
Nos dias 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro, o Pai Natal e a Mãe Natal vão andar pela baixa da cidade – mais propriamente, pela zona do Rossio, Avenida da Liberdade, Praça do Comércio e Restauradores – a oferecer gorros e a convidar para uma foto. É a desculpa ideal para sair de casa e descobrir o espírito de Natal bem no centro da cidade, onde tudo acontece.

Vamos no Comboio de Natal?
Se é para percorrer as ruas da cidade, pois que seja a bordo do Comboio de Natal, que mais uma vez estará disponível gratuitamente para transportar crianças e adultos numa viagem mágica e brilhante, na companhia de duendes e outras personagem natalícias.
A viagem tem início no Rossio, em frente ao Café Nicola, e passa pela Rua do Ouro, Praça do Comércio, Rua da Prata, Praça da Figueira e Rua da Betesga, regressando ao Rossio. De salientar que o comboio é 100 % elétrico, pelo que, além de mágica e memorável, a viagem é também sustentável.
Onde: Rossio – Praça D. Pedro IV
Quando: De 14 de novembro a 21 de dezembro Domingo a 5.ª feira: Das 15h às 22h 6.ª feira, sábado e vésperas de feriado: Das 15h às 23h

Concertos para todos
Natal é aquela época que nos remete para a celebração e uma das melhores formas de o fazer á através da música. Como tal, entre 5 e 19 de dezembro, diversos locais da capital vão abrir-se para acolher as Festas de Natal, com concertos de música barroca, gospel, assim como fado e cinema orquestrado. A entrada é gratuita, mas sujeita à capacidade dos espaços, havendo necessidade de levantamento prévio de bilhete no local e dia de cada espetáculo, 90 minutos antes do início.
Ciclo Músicas na Igreja
Teatro, gospel e fado

O Boneco de Neve
No dia 8 de dezembro, às 16h30, no Cinema São Jorge, será apresentado o espetáculo “O Boneco de Neve”, que combina cinema, narração e música ao vivo. Em palco, a Orquestra POP Portuguesa, dirigida pelo maestro Élio Leal, dá vida ao filme de animação “Boneco de Neve”, de Dyanne Jackson, uma adaptação do livro infantil do autor inglês Raymond Briggs. Trata-se de um conto sobre amizade, acompanhando a viagem de um menino e do seu boneco de neve por um mundo onde tudo é possível, desde que a imaginação o permita. Este espetáculo conta com tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Lisboa Fado, Terra Natal
No Capitólio, as vozes de Katia Guerreiro, Cristina Branco e Hélder Moutinho juntam-se, pela primeira vez em palco, à guitarra portuguesa de Pedro de Castro, diretor artístico deste espetáculo, que terá lugar no dia 13 de dezembro, às 21 horas. Sessão com interpretação em LGP.

Saint Dominic’s Gospel Choir
Diversos clássicos de Natal e espirituais tradicionais de gospel irão ouvir-se no Panteão Nacional, pela voz dos Saint Dominic’s Gospel Choir, no dia 19 de dezembro, às 21 horas. Esta sessão contará igualmente com interpretação em LGP.
Natal no Museu
Também o Museu de Lisboa convida todos a viver o espírito de Natal, através de uma programação que inclui dois concertos e quatro oficinas pensadas para toda a família. A entrada é gratuita, sujeita à lotação dos espaços.

Mano a Mano
No dia 6 de dezembro, às 18h30, na Igreja de Santo António, os irmãos guitarristas André Santos e Bruno Santos apresentam O Disco de Natal, em que reúnem um conjunto de canções clássicas de Natal, com arranjos originais jazzísticos.

Natal Palaciano
Também no dia 6 de dezembro, às 18 horas, quatro elementos do ensemble Les Secrets des Roys apresentam-se no Palácio Pimenta para um final de tarde envolto em célebres composições barrocas.

Um Natal à Romana
Como seriam os dias festivos dos romanos? Será que comiam bacalhau? Nesta oficina, os participantes serão convidados a saber mais sobre a Saturnália, um festival romano, descobrindo os pontos em comum com a nossa época natalícia, sendo ainda desafiados a confecionar bolachas. Dia 7 de dezembro, às 10h30, no Teatro Romano.

Pimenta Doce
O Palácio Pimenta convida as famílias a descobrirem as árvores de fruto que habitam o seu jardim, e ainda a fazerem um delicioso doce de laranja para oferecer no Natal. A atividade acontece no dia 7 de dezembro, às 15 horas, devendo os participantes levar um frasco de vidro pequeno e vazio.

Garum, que delícia!
Os quatro tanques da Casa dos Bicos serão o cenário para esta oficina de culinária, que revelará os antigos segredos do garum, um molho de peixe muito apreciado pelos romanos. Dia 13 de dezembro, às 15 horas.

Aromas de Natal
Como é que se punha a mesa nos tempos medievais? E que pratos se serviam? A resposta será revelada através de um jogo de pistas no dia 13 de dezembro, às 10h30, no Museu de Lisboa – Santo António.
Luzes e mais luzes para um Natal ainda mais brilhante

As tradicionais iluminações de Natal já estão a encantar todos os que percorrem as ruas de Lisboa, com destaque para a magnífica árvore de Natal instalada no Terreiro do Paço, com 30 metros de altura e uma aura de magia que não deixa ninguém indiferente.
As iluminações estão distribuídas por 46 locais, entre praças, ruas e avenidas, num total de 182 quilómetros, o equivalente a mais de três voltas à cidade. Mas porque a preocupação com o ambiente está sempre presente, as iluminações deste ano reforçam o compromisso com a sustentabilidade ao integrarem tecnologia LED, que garante uma poupança energética de cerca de 80%. Ao mesmo tempo, foram utlizados materiais recicláveis e biodegradáveis, tendo muitas estruturas sido reaproveitadas de anos anteriores, verificando-se igualmente uma aposta no uso de energia solar nas instalações. Tudo isto mantendo o ambiente de fantasia e encantamento que envolve todos os que passam pela capital nesta época festiva.
Agora que já conhece a programação que a cidade de Lisboa oferece durante esta época festiva, não há desculpas para ficar em casa. As atividades são muitas, existem para todos os gostos e idades, e a única condição é que se deixe levar pela magia do Natal. Boas festas!
Um projeto comercial RTP Marcas e CML




