Ruas de Odemira em festa para comemorar o 25 de Abril
Os 50 anos da Revolução de Abril vão ser festejados em grande nas ruas de Odemira. Concertos com nomes de relevo da música nacional, espetáculos e cultura local vão animar as comemorações do Dia da Liberdade nesta vila alentejana.
A Revolução dos Cravos faz meio século e, como já é tradição, o concelho de Odemira prepara-se para assinalar a data com um vasto conjunto de eventos (75 no total) pensados e preparados para envolver não só a população local, como todos os que aqui acorrerem para festejar a liberdade e a democracia.
Na música, os destaques são muitos e variados, com chamada de atenção para os concertos agendados entre os dias 24 e 27 de abril. Na noite de dia 24, pelas 22 horas, o fadista Marco Rodrigues estará no Palco Revolução (situado no Largo Miguel Bombarda) com o espetáculo “Canta Carlos do Carmo”. Já o Palco Liberdade (no Jardim Ribeirinho) recebe, pelas 00h30, o cantor Richie Campbell e, logo depois, o DJ VIBE, que promete diversão pela madrugada dentro. À meia-noite, para assinalar o início do Dia da Liberdade, será hasteada a bandeira nacional na Praça da República, seguindo-se um espetáculo piromusical.
Na noite de 25 de abril, os Capitão Fausto apresentam-se no Palco Revolução, pelas 21h30, enquanto os carismáticos Xutos & Pontapés sobem ao Palco Liberdade pelas 23h30, com a promessa de pôr a plateia a entoar os míticos hinos da banda. É responsabilidade dos OITO//OITO DJ Set fechar a noite de festa no Jardim Ribeirinho, a partir das 01h30.
Na noite de 26 de abril, é chegado o momento de o público ouvir a banda que escolheu, entre diversas propostas musicais, na sequência de uma eleição promovida pela autarquia. Assim, cabe aos Wet Bed Gang animar os festejos, a partir das 22h30, no palco Liberdade, seguindo-se o DJ RED DEEP.
Liberdade e tradição
Também a cultura local prestará homenagem aos 50 anos da Revolução de Abril. Para dia 27, o programa inclui um concerto com a Banda Filarmónica de Odemira na companhia dos convidados especiais Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento (participação de Mariana Martins e Sónia Barradas), naquele que será um grande momento de celebração da liberdade e da tradição, através do cante alentejano.
Com foco na tradição, destaque ainda para o Encontro de Grupos Corais, marcado para 20 de abril, às 15 horas, no Palco Igualdade, bem como para o Encontro de Poesia Popular e Acordeonistas Locais, no dia 27 de abril, às 16 horas, no mesmo palco.
De realçar que, ao longo dos vários dias das comemorações, o Palco Abril (localizado no Largo Brito Pais) contará com dezenas de espetáculos de artistas e grupos locais, e não só, que irão partilhar música tradicional, mas também pop/rock.
Artes performativas e desporto
As artes performativas irão igualmente marcar forte presença ao longo das celebrações, com destaque para o espetáculo “Aqui Onde Canto e Ardo” (dia 13, às 21h30) e “A Tua Liberdade” (dia 24, às 23h30) ambos pelo Teatro da Targala. No dia 20, às 21h30, subirá à cena “26 de Abril – O Dia Seguinte”, por Luís Lourenço Produções, no Cineteatro Camacho Costa. Por seu turno, no dia 21, às 18 horas, será a vez de a Cooperativa Cultural Lavrar o Mar apresentar o espetáculo “ATLAS”.
Para dia 24 está marcado o espetáculo de artes performativas “A Fogosa Liberdade de um Coração que Chora”, por Jessica Barreto, com apresentações às 21h30 e 22h30, no Palco Igualdade. No mesmo dia, às 21 horas, no Cerro do Peguinho, é possível assistir ao espetáculo de novo circo “Planeta Trampoli – Back 2 Classics, pelo Teatro SÓ.
No decurso dos festejos, muitos vão ser os momentos em que caberá ao desporto o papel principal. É o caso do ciclismo, com a realização do Troféu José Poeira, no dia 14 de abril, entre as 9h e as 17h. No dia 20 está prevista a realização do Open Day de Canoagem, entre as 10 e as 17 horas, no rio Mira, e no dia 21, a celebração do andebol de rua, entre as 14 e as 20 horas, na zona ribeirinha.
As comemorações incluem ainda o ciclo temático “25 de Abril, Justiça e Liberdade”, com a realização de colóquios, tertúlias, exposições e cinema, para promover o debate sobre a história e os valores de Abril. Para conhecer o programa em detalhe, consulte a página da Câmara Municipal de Odemira.
O 25 de Abril dos mais novos
Conceber um programa que fosse ao encontro de todos foi uma das preocupações da autarquia, razão por que também para os mais novos é possível encontrar diversos momentos de reflexão e diversão. Assim, entre os dias 24 e 27 de abril, entre as 18 e as 23 horas, a companhia Teatro Só promove um lugar para celebrar e refletir Abril, no Cerro do Peguinho, ao ar livre, onde serão dinamizados ateliês imersivos para crianças e famílias, e onde haverá leitura de contos, espetáculos de novo circo, exposição sonora e visual, mural de escrita participativa e confraternização gastronómica.
No âmbito escolar, no dia 18 de abril realiza-se o concurso de leitura “Odemira a Ler +”, entre as 10 e as 13 horas, na Biblioteca José Saramago, e no dia 19, entre as 9 e as 17 horas, serão levadas a cabo, nas escolas, oficinas de filosofia para crianças e jovens, sob o lema “Liberdade para discordar”.