Implantação da República celebrada em festa e com todos

Conteúdo patrocinado por


A Assembleia da República abriu portas a quem se quis juntar para festejar o 5 de outubro



No dia 5 de outubro, a Assembleia da República (AR) abriu as suas portas à comunidade, e foram cerca de 2200 os visitantes que responderam à chamada e ali acorreram, entre as 14h30 e as 18 horas.

Coube ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a abertura da porta principal do Palácio de São Bento, dando as boas-vindas a quem ali se encontrava a aguardar, nomeadamente, um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, convidados pela AR a estarem presentes.





A receção ficou completa com a atuação do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, seguindo-se uma visita guiada às várias zonas da AR, promovida pelo próprio Presidente da AR, que explicou as dinâmicas que ali decorrem diariamente, durante os trabalhos parlamentares, e respondeu a todas as questões que foram sendo formuladas pelos visitantes.



República, a melhor amiga da Democracia

Durante a celebração decorreu ainda o lançamento do livro infantojuvenil “A melhor amiga da menina República”, da autoria da escritora Isabel Zambujal e do ilustrador Bernardo Carvalho. A apresentação da obra foi levada a cabo por Dora Batalim SottoMayor, curadora da coleção Missão: Democracia, que teve neste primeiro título a sua estreia.

A história do livro remonta ao dia 5 de outubro de 1910, data em que a menina República conquistou o poder, tendo partilhado com a sua melhor amiga, a Democracia, os seus triunfos e sonhos. Ao longo da história, os mais novos acompanham o regicídio, o surgimento de escolas, universidades, jornais, leis e até de novos símbolos, como o hino, a bandeira e a moeda, percebendo o enorme impacto positivo que a Implantação da República trouxe ao país.

A coleção Missão: Democracia resulta de uma colaboração entre a Divisão de Edições da Assembleia da República e a editora Planeta Tangerina, com o objetivo de celebrar a Democracia no nosso país, que no próximo ano assinala meio século de existência. A coleção é composta por 12 temas, sendo o dedicado à República o inaugural, seguindo-se Cidadania, Eleições, Democracia, Deputado, Palácio de São Bento, Lei, Ditadura, 25 de Abril, Liberdade, Constituição, e União Europeia.


O primeiro volume da coleção – “A melhor amiga da menina República – está disponível nas livrarias de todo o país e na Livraria Parlamentar.





A apresentação do livro foi finalizada com mais uma prestação do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, seguindo-se, já no Jardim Interior da AR, a atuação da Banda da Armada, que ali se apresentou com um quinteto de metais (primeiro e segundo trompetes, trompa, trombone e tuba) e um repertório variado, no qual se destacaram temas como “Pirates of The Caribbean”, “Killer Tango”, “Aquarela do Brasil” ou “Can’t Take My Eyes of You”, entre outros, tendo finalizado com a “Marcha dos Marinheiros”.