Linha da Frente: “A Cidade Imaginada”
Reportagem de Sandra Vindeirinho

No dia 22 de maio de 1998 foi inaugurada a EXPO ’98 sob o lema: Os oceanos: um património para o futuro. 20 anos depois, que legado nos deixou a última exposição mundial do século XX, em termos ambientais, urbanísticos e arquitetónicos?

 

No passado, a zona oriental de Lisboa não valia nada para o mercado imobiliário. Hoje, um apartamento no Parque das Nações pode custar dois milhões e meio de euros. O Linha da Frente mergulhou no presente e no passado da “Cidade Imaginada”. Mostra-lhe como de uma lixeira se fez um projecto urbanístico sem precedentes em Portugal. Recorda-lhe o anúncio dos bebés, o Aquamatrix e os concertos épicos na Praça Sony.

“A Cidade Imaginada” é uma reportagem da jornalista Sandra Vindeirinho, dos repórteres de imagem António Antunes, Hugo Antunes e Paulo Lourenço, com imagens aéreas de Carlos Pinota, edição de Miguel Teixeira, grafismo de Ricardo Dias, pesquisa de Maria de Fátima Ribeiro e Rita Rodrigues, produção de Natacha Frey Silva e coordenação de Mafalda Gameiro.