O Ignition da Vodafone tem provado ser muito mais do que um programa de aceleração. É um verdadeiro “trampolim” para startups tecnológicas, com foco em áreas-chave como inovação e sustentabilidade.
Para os vencedores desta edição, concluída em outubro, o Ignition representou um ponto de viragem. Apesar das especificidades de cada projeto, há uma narrativa comum: em todos eles, as ideias iniciais evoluíram para soluções testadas e adaptadas às exigências reais do mercado. A troca de conhecimentos entre os mentores e os líderes das startups permitiu alinhar estratégias e criar produtos com uma perspetiva de crescimento no mercado.
Progressos e desafios: como escalar com soluções inovadoras
A startup vencedora demonstrou como a simplicidade de um QR Code pode esconder uma solução inovadora. Com dois pilotos em desenvolvimento em Portugal, a Facenote aposta em QR Codes dinâmicos para substituir os métodos tradicionais de validação de identidade em espaços físicos. Melhorar a segurança e a experiência do utilizador para facilitar a sua entrada em jogos de futebol ou outros eventos é o objetivo a que se propõe. “O nosso principal desafio é identificar o market fit ideal que nos permita fomentar um crescimento ágil neste novo mercado e testar a escalabilidade da nossa solução. Queremos demonstrar como a nossa tecnologia pode transformar ambientes reais, melhorando tanto a segurança como a experiência de utilização”, afirma Eduardo Rivara. Como explicou o cofundador da Facenote, é indispensável responder a problemas que afetam a sociedade, especialmente no que diz respeito à forma como as pessoas se identificam e utilizam as tecnologias.
Uma das grandes apostas dos participantes no programa é a necessidade de personalizar ainda mais as soluções, refletindo a maturidade de cada empresa. A DoGood People, segunda classificada, disponibiliza uma plataforma que apoia empresas na promoção de práticas sustentáveis.
“Mantemos um diálogo contínuo com clientes atuais e potenciais para analisar, ajustar e melhorar a nossa proposta de valor. Os novos desafios estão focados em responder às necessidades mais específicas de empresas-alvo, à medida que estas amadurecem nas suas práticas de sustentabilidade ou ESG, por outras palavras Environmental, Social and Governance. Por isso, segmentámos de forma mais profunda a nossa oferta, adaptando-a a estas novas exigências“
Ximena Daud
Chief Revenue Officer da DoGood People
O programa Ignition tem sido fundamental para alinhar startups com as tendências do mercado. Para muitas delas, como a ROOTKey, destacada no Fintech Report 2024 – um relatório que analisa tendências, desafios e inovações no ecossistema fintech português – foi uma oportunidade para trabalhar diretamente com “gigantes”, adaptando soluções tecnológicas a setores críticos, como as telecomunicações. A startup, que alcançou o terceiro lugar, destacou-se com soluções inovadoras com potencial para futuras aplicações nas operações de grandes empresas das áreas da digitalização e conectividade.
“A experiência no Ignition aumentou a nossa visibilidade e interesse de stakeholders estratégicos. Ajudou-nos a ajustar as soluções às exigências do setor, provando que a ROOTKey pode garantir segurança e validade de dados numa indústria essencial”
Gonçalo Gil
Fundador da ROOTkey e especialista em cibersegurança
Impacto Estratégico e Validação de Mercado
As startups vencedoras estão já a expandir horizontes. Há uma forte intenção de ampliar o seu alcance para novos mercados internacionais. Enquanto a Facenote explora contextos emergentes, adaptando-se com flexibilidade a diferentes realidades, a ROOTKey está a traçar o caminho para abrir portas para a entrada nos EUA, Emirados Árabes e Japão. Por sua vez, a DoGood People, com sede em Espanha, continua a crescer no mercado português, adaptando a oferta às necessidades locais.
“Em Portugal, o nosso objetivo é continuar a focar-nos em empresas que priorizam a sustentabilidade como um pilar estratégico, mas que ainda enfrentam o desafio de envolver os seus colaboradores para que compreendam os objetivos, contribuam para eles e os sintam como próprios. A nível internacional, pretendemos expandir-nos para novos mercados, tendo em conta as variáveis-chave que os diferenciam entre si”
Ximena Daud
Chief Revenue Officer da DoGood People
Aprendizagens e conselhos para startups
Para estas startups, o Ignition foi mais do que uma oportunidade circunscrita no tempo ou de validação tecnológica. Foi um laboratório de crescimento, onde o contacto com desafios reais e o apoio de especialistas abriu caminhos para um posicionamento estratégico mais sólido. Para as futuras startups que venham a participar em programas da Vodafone com esta natureza, o conselho entre as vencedoras é unânime: aproveitem cada oportunidade.
“Tirem o máximo partido de cada reunião e networking. As ideias mais transformadoras surgem, muitas vezes, de conversas informais com mentores ou parceiros estratégicos.”
Eduardo Rivara
Fundador da Facenote
Para Gonçalo Gil, da ROOTKey, é fundamental “investir tempo para compreender as necessidades específicas dos parceiros. O alinhamento constante garante não apenas o sucesso do projeto, mas também a construção de relações estratégicas duradouras,” conclui.
Para as startups participantes, o balanço é claro: o Ignition não é apenas um ponto de partida, mas uma ponte para o futuro.
Já pode assistir ao evento completo moderado pela Filomena Cautela na RTP Play e conhecer todas as inovações e histórias inspiradoras das startups que participaram nesta edição do Ignition.