Já experimentou música dentro de uma orquestra? Com a realidade virtual de Symphony vai poder viver essa experiência

Conteúdo patrocinado por

Basta pôr uns óculos de realidade virtual para estar no meio de músicos que tocam Beethoven, Mahler ou Bernstein. Na exposição Symphony, em Lisboa, vai sentir a música clássica como nunca.

Já se imaginou a dirigir uma orquestra? E a tocar Beethoven no grupo dos metais? Ou a estar atento à ordem do maestro para dar o toque na precursão que muda o ritmo de toda a música?

A partir de dia 11 de setembro e até 14 de Outubro vai poder imaginar tudo isto com bastante realismo. A experiência itinerante Symphony chega a Lisboa, ao Terreiro das Missas, junto à Estação Fluvial de Belém, e oferece uma experiência de realidade virtual que o vai colocar no meio da orquestra.

Esta exposição imersiva concebida pela Fundação “la Caixa” chega agora à capital portuguesa Lisboa, em colaboração com o BPI e em parceria institucional com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Junta de Freguesia de Belém, depois de percorrer várias cidades em Espanha e de ter estado em 2023 na Casa da Música, no Porto.

A experiência imersiva tem a duração aproximada de 40 minutos, dividida em dois tempos. Começa com a projeção de um filme panorâmico e passa depois para a realidade virtual, que permite ver em 360º a Mahler Chamber Orchestra, dirigida por Gustavo Dudamel e filmada no Gran Teatro del Liceo de Barcelona. O objetivo do filme, que dura cerca de dez minutos, é começar a despertar os visitantes para o som e para a forma como, no dia a dia, a audição nos ajuda a compor a realidade. Para tal, são apresentadas diversas paisagens sonoras ao visitante através da experiência de três jovens músicos vindos de diferentes zonas do mundo que nos dão a conhecer algumas referências sonoras do seu crescimento. No final, os três jovens músicos encontram-se no Gran Teatro del Liceo de Barcelona, onde foram gravadas as imagens e sons da realidade virtual de Symphony, para o momento que todos os visitantes esperam.

Quando termina o filme, os visitantes são encaminhados para uma segunda sala com cadeirões e óculos de realidade virtual. Assim que põe os óculos, o espectador está no Gran Teatro del Liceo de Barcelona e tem à sua frente o maestro Gustavo Dudamel. Começa a ouvir as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven e para onde quer que mova a cabeça, vê músicos e instrumentos diferentes, graças à captação de imagens em 360º.

A experiência inclui também uma vertente de visita de estudo: entra-se na oficina de um artesão de instrumentos, para conhecer os sons destes objetos no momento da sua criação e perceber melhor a minúcia exigida na sua construção.

Ao longo desta viagem ouvem-se ainda a Primeira Sinfonia de Gustav Mahler e, para terminar de volta ao ambiente de orquestra, Mambo, do musical West Side Story, de Leonard Bernstein. A visão do espectador é muito próxima dos músicos, tal como a gravação do som, o que dá a sensação auditiva de estar de facto junto da orquestra. Isto só foi possível com o desenvolvimento de câmaras inovadoras para este projeto e a utilização de microfones e sistemas de gravação de ponta. Ao todo 250 pessoas trabalharam para chegar a este resultado e 100 músicos atuam nesta experiência imersiva.

São estes desafios que explicam que a ideia tenha surgido na Fundação “la Caixa” em 2017, mas que a gravação apenas tenha acontecido em 2019. Em 2020 a obra foi revelada ao público e, desde então, o filme 360º de Symphony, dirigido por Igor Cortadellas, recebeu prémios como Melhor Ação Cinematográfica ao Vivo no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, Prémio Thea de Realização Extraordinária – Experiência Imersiva, entregue pela Themed Entertainment Association (TEA), e foi finalista do 74º Festival Internacional de Cinema de Cannes, no circuito Cannes XR-Ma. A 11 de setembro chega a altura do público lisboeta experienciar esta viagem de 40 minutos inesquecíveis.

Não perca!

De 11 de setembro a 14 de outubro, viva a experiência Symphony em Lisboa: atreva-se a entrar numa orquestra e a redescobrir a música clássica.

Mais informações aqui.